A Continente oferece um espaço de acolhimento e convívio para pessoas neurotípicas e neurodivergentes, com base no tripé educação, arte e corpo, promovendo a inclusão e o fortalecimento de vínculos.

Através de seus projetos, adolescentes e jovens adultos, muitas vezes sem autonomia, têm um espaço de tratamento através da escuta terapêutica aliada a ações baseadas na singularidade de cada sujeito.

São proporcionados encontros para desenvolvimento de dimensões relacionais, possibilitando que o sujeito emerja a partir dele mesmo, articulando a inclusão com o território e acolhendo o sofrimento psíquico do sujeito e dos responsáveis.

Há o compromisso de garantir acolhimento através da escuta e experiências lúdicas como meios do processo de formação da pessoa, sem finalidade de cura.

Alinhada à Agenda 2030 da ONU, a Continente contribui com os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

Saúde e bem-estar
Igualdade de gênero
Redução das desigualdades
Parcerias e meios de implementação
Conheça nossos fundadores

Nossa História

A Continente nasce do encontro entre Mateo Giraldo e Erica Tucherman, dois profissionais com trajetórias atravessadas pela escuta, pela clínica e pelo desejo de atuar com populações vulnerabilizadas.

A experiência conjunta em um hospital-dia voltado à saúde mental os inspirou a criar um projeto que unisse corpo, arte  e natureza como eixos de cuidado. Dessa vontade nasceu Continente, uma associação sem fins lucrativos que acredita na força do encontro e troca de afetos como fenômenos importantes no cuidado.

Missão

Promover cuidado em saúde mental para populações vulnerabilizadas por meio da clínica ampliada, em encontros que integram escuta sensível, corpo, arte e natureza.

Visão

Ser referência no cuidado em saúde mental com foco na subjetividade e singularidade do sujeito, inclusão e expressão através do corpo e da arte.

Valores

Cuidado, escuta, olhar, subjetividade, afeto, compromisso social, interseccionalidade, luta antimanicomial e ação em rede.

Nossa equipe